Saúde

Em sessão solene, deputados defendem regras para salários dos agentes comunitários de saúde

04/10/2017 - 16:51  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
Agentes comunitários de saúde ocuparam o Plenário e as galerias da Câmara

Parlamentares defenderam nesta quarta-feira (4), durante homenagem ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11, que fixa regras para a remuneração desses profissionais.

Segundo a proposta, a futura regulamentação deverá prever a assistência financeira da União aos estados e municípios para o pagamento do piso salarial, com dotação orçamentária própria e exclusiva, sem possibilidade de limite de despesa.

“Tenho certeza que seremos vencedores, pela presença de diversos deputados nesta sessão solene”, disse o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), relator da PEC em comissão especial e autor do requerimento para a homenagem na Câmara.

“Os agentes entram nos lares e propõem diálogos com a população. Sem os agentes comunitários na plenitude, não há atenção básica plena dentro do Brasil”, afirmou o deputado Mandetta (DEM-MS), que presidiu a comissão especial.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que os deputados estão atentos a esses profissionais. “Estamos fixando o piso salarial e diretrizes para a carreira. Isso afasta as muitas incertezas que existem. A segurança jurídica é muito benéfica”, afirmou.

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica Corrêa, lembrou que mais de 300 mil pessoas atuam no controle e erradicação de doenças no País. “Pedimos aos deputados que, ainda neste ano, reajustem o piso salarial”, disse.

Reportagem - Alex Akira
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 22/2011

Íntegra da proposta