Educação, cultura e esportes

Situação financeira de clubes dificulta assistência psicológica a atletas, dizem debatedores

18/08/2017 - 17:20  

Participantes de audiência pública na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados concordaram com a proposta (PL 7683/17) que garante assistência psicológica continuada aos atletas profissionais, mas apontaram a dificuldade financeira dos clubes esportivos como empecilho para oferecer esse atendimento.

O pesquisador e advogado Cassio Barreiros afirmou que uma regulação como a estabelecida no projeto vai impactar economicamente os times. “O texto não prevê uma forma de custeio, como vai se dar a remuneração dos psicólogos. Meu receio é como a medida vai afetar o bolso do torcedor, porque o clube vai repassar o custo e isso pode refletir no preço dos ingressos e das camisas”, destacou.

O representante do Conselho Federal de Psicologia na reunião, Pedro Paulo Bicalho, ressaltou que a assistência psicológica a atletas pode melhorar a performance profissional. Ele também salientou, porém, que as dificuldades financeiras enfrentadas pelos clubes esportivos podem inviabilizar a proposta. “Infelizmente, os dirigentes privilegiam uma mentalidade mercadológica em detrimento da saúde dos esportistas”, comentou Bicalho.

Iniciativa privada
O debate foi requerido pelo presidente da comissão, deputado Ezequiel Teixeira (Pode-RJ). Para ele, o ideal é que empresas privadas participem desse apoio à saúde mental do atleta.

“Chegamos à conclusão de que precisamos equacionar os custos e dimensionar a estrutura dos times. Pretendemos aprofundar esse debate, a fim de listar prós e contras e elaborar uma lei justa”, argumentou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7683/2017

Íntegra da proposta