Agropecuária

Agricultura de precisão é tema de debate nesta manhã

10/08/2017 - 08:30  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debate hoje, em audiência pública, o tema “Agricultura de Precisão - uma forma racional de produzir alimentos, com sustentabilidade e competitividade".

A deputada Tereza Cristina (PSB-MS), que solicitou o encontro, explica que a agricultura de precisão (AP) é uma nova forma de gestão ou gerenciamento da produção agrícola.

Trata-se, segundo a deputada, do uso de tecnologias e procedimentos para que as lavouras e os sistemas de produção sejam otimizados, tendo como elemento chave o gerenciamento da viabilidade espacial da produção e dos fatores nela envolvidos.

“As ferramentas e tecnologias de AP permitem o uso racional dos insumos agrícolas, garantindo a redução dos impactos negativos ao ambiente decorrentes das atividades agropecuárias”, complementa Tereza Cristina.

A deputada destaca a urgência de o Brasil utilizar essas novas tecnologias, em busca do desenvolvimento sustentável. “Novas soluções técnicas de baixo custo, colheitas programáveis, índices de produtividade previsíveis e estoques administráveis e seguros serão decisivos, tanto para o agronegócio como manter os jovens no campo e garantir o sustento da agricultura familiar”, diz.

Foram convidados para debater o assunto:
- o presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão, José Paulo Molin;
- o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Luis Henrique Bassoi;
- o presidente da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão, Márcio Albuquerque Moreira;
- o diretor-executivo de Tecnologia da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) João Alfredo Saraiva Delgado; e
- um representante da Associação Brasileira de Prestadores de Serviços em Agricultura de Precisão.

A audiência terá início às 10 horas e ocorrerá no plenário 6. O debate poderá ser acompanhado pelo WebCamara.

Da Redação/SC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.