Saúde

Comissão especial vai discutir inovação e incorporação tecnológica em genética

04/07/2017 - 09:05  

comissão especial da Câmara dos Deputados destinada a estudar o processo de inovação e incorporação tecnológica no complexo produtivo da saúde no Brasil e no mundo debate nesta terça-feira (4) os avanços na área de genética e suas consequências na área da saúde.

O evento foi proposto pela deputada Flávia Morais (PDT-GO). “Desde o início dos estudos genéticos, no século 19, a evolução científica trouxe o conhecimento dos cromossomos e do DNA, a molécula que transmite a informação genética em todos os organismos vivos”, destaca a parlamentar.

Ela ressalta que o estudo do DNA “trouxe avanços extraordinários”. Aplica-se este conhecimento em áreas como biologia molecular, engenharia genética, terapia gênica, investigações policiais, entre outras.

“Entretanto, as técnicas de sequenciamento e manipulação do DNA trazem novos desafios éticos, uma vez que podem ser utilizadas para, por exemplo, seleção de embriões baseada em dados genéticos, ou modificação do DNA in vivo”, alerta Flávia Morais.

Convidados
Foram convidados para participar da audiência:
– um representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), “para debater sobre os desafios éticos da genética humana”;
– um representante da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), “para debater sobre as inovações mais recentes na área de genética médica”; e
– o professor da universidade Federal de Goiás (UFGO) Waldemar Naves do Amaral, “para debater sobre as aplicações da genética na reprodução humana e sobre o Centro de Genética Humana do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da UFGO”.

A reunião ocorrerá a partir das 14h30, no plenário 16, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCâmara.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.