Saúde

Estatuto deve incluir convênio entre o SUS e entidades privadas para atendimento ao idoso

08/01/2016 - 15:10  

Billy Boss / Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre o plano de trabalho, ações e prioridades do novo Governo em relação ao setor agrícola e pecuário do Brasil. Dep. Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)
Gaguim defende que os serviços sejam fiscalizados pelo poder público

Tramita na Câmara projeto do deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO) que inclui no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) a permissão para que seja celebrado convênio entre o sistema público (SUS) e privado de saúde para atendimento ambulatorial ao idoso (PL 761/15).

“Alcançaremos melhores resultados no atendimento ao idoso”, afirmou. Segundo Gaguim, deve caber ao poder público a fiscalização desses convênios, “inclusive, acompanhando os resultados obtidos na prestação desses serviços”.

A legislação estabelece que a iniciativa privada pode participar do SUS em caráter complementar (Lei 8.080/90) e que a participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta