Trabalho, Previdência e Assistência

Debatedores defendem mais recursos para instituições que abrigam idosos

25/05/2017 - 19:40  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Carmen Zanotto (PPS - SC)
Carmen Zanotto: garantir recursos para que instituições atendam determinações do Estatuto do Idoso

A falta de recursos para melhorar o atendimento nas instituições de longa permanência para idosos no Brasil foi apontada por debatedores como o principal problema enfrentado hoje por essas entidades.

O tema foi discutido nesta quinta-feira (25), na Câmara dos Deputados, pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

O diretor do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Amida, lembrou que atualmente 10% da população brasileira é composta por pessoas com mais de 60 anos. Para o conselho, é prioritário que os idosos estejam na pauta de discussões sobre saúde no País.

"Esse bem-estar virá por meio de academias de saúde, da disponibilização de lazer na integração do centro de convivência, de vivência junto às secretarias de Desenvolvimento Social. Essa é pauta constante para o resgate da auto-estima e, consequentemente, para uma melhora na qualidade de vida dos idosos."

Segundo dados do MInistério do Desenvolvimento Social e Agrário, há no Brasil atualmente 1558 unidades de abrigo de idosos. Desse total, 1394 são instituições não-governamentais que recebem auxílio do governo.

Sem reajuste 
A representante do ministério, Vera Lúcia Campelo, reconheceu que os recursos são insuficientes para garantir um atendimento adequado. "O valor está muito defasado e não tem reajuste desde 2005. Estamos fazendo um estudo para expandir esse co-financiamento", informou.

Diretora do Asilo Vicentino de Lages, em Santa Catarina, Zilda Furlan concordou que o principal problema das instituições é a falta de recursos.

"Realmente falta muito esse suporte do poder público para que as entidades possam dar uma qualidade de vida melhor aos idosos, para desenvolver um bom trabalho.”

Estatuto
Na avaliação da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), autora do pedido de debate, é preciso garantir recursos para que as instituições de longa permanência possam cumprir todas as determinações legais previstas no Estatuto do Idoso.

"Não é mais uma instituição de depósito de pessoas, muito pelo contrário, é uma residência onde os idosos permanecem com toda a parte de alimentação, assistência médica, várias atividades de recreação. Agora, a família tem uma grande responsabilidade. Hoje, aceitamos com mais facilidade a colocação de um familiar numa instituição de longa permanência, mas não é para deixar lá e abandonar”, ressaltou. 

Reportagem - Karla Alessandra
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.