Câmara homenageia os 69 anos do Estado de Israel
11/05/2017 - 15:15

A fundação do Estado de Israel, que completará 69 anos em 14 de maio, foi comemorada nesta quarta-feira (10) em sessão solene da Câmara dos Deputados.
A homenagem foi solicitada pelo deputados Marcelo Aguiar (DEM-SP), Alan Rick (PRB-AC) e Jony Marcos (PRB-SE).
Marcelo Aguiar (DEM-SP) destacou a importância da cultura judaica para o Ocidente.
A celebração dos 69 anos do Estado de Israel é uma grande vitória da diplomacia. É um povo que simboliza a origem dos valores, crenças e costumes que permeiam toda a civilização ocidental”.
Alan Rick lembrou a participação do Brasil na criação de Israel, por meio do diplomata Osvaldo Aranha, representante do Brasil na ONU. “Osvaldo Aranha foi um grande político e diplomata. Ele presidiu a sessão da Assembleia-Geral da ONU que culminou com a formação do Estado nacional judaico”, disse.
Jony Marcos (PRB-SE) elogiou a perseverança do povo judeu. “Uma nação é mais que um território. O povo judeu é o maior exemplo disso. Eles conseguiram manter as tradições de Jerusalém, mesmo quando ficaram exilados por séculos da terra prometida”.
Em mensagem enviada à sessão, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a participação de Israel no cenário mundial. “Referência em pesquisas científicas e tecnológicas. Israel é o segundo país em criação de startups e o polo mundial da chamada cyber-segurança”, disse.
Já o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, citou os valores democráticos do país. “A democracia é como uma tocha. Para nós ela foi acesa há 69 anos. Israel é o único país democrático no Oriente Médio, e a constante alternância de poderes e governos nos últimos anos é prova disso.”
Reportagem - Alex Akira
Edição - Rosalva Nunes