Política e Administração Pública

Deputado diz que Cartão Reforma vai melhorar economia dos municípios

28/03/2017 - 19:00   •   Atualizado em 28/03/2017 - 22:49

O deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE) afirmou que os benefícios do Cartão Reforma, criado pela Medida Provisória 751/16, vão além dos recursos liberados para pequenas reformas. Para ele, a MP vai resultar em aquecimento na economia local dos municípios atendidos.

Coutinho destacou também parte das mudanças da proposta durante a tramitação da MP, como o aumento do limite de renda para se enquadrar no Cartão Reforma.

O deputado Hildo Rocha (PMDB-MA) também defendeu a medida. “Esse tipo de programa é muito exitoso, melhora a condição de habitabilidade de uma parcela da população”, defendeu.

O deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) minimizou as críticas da oposição sobre cortes no Minha Casa, Minha Vida. “Está na hora de pensar nas pessoas que moram nos barracos e deixar a disputa eleitoral de lado”, afirmou.

A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), no entanto, criticou a medida. “É uma política inócua, que não permitirá atender a um percentual digno da população que precisa de melhorias residenciais. Quem escolherá os beneficiados são os cabos eleitorais”, criticou.

Obstrução
Deputados do PT tentaram obstruir a votação da medida. O deputado Zé Geraldo (PT-PA) disse que o cartão oferece dinheiro insuficiente para reformar as habitações do País. “O governo tenta esconder que não foi capaz de contratar 400 mil casas do Minha Casa, Minha Vida”, disse.

O líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), também criticou a retração de investimentos em habitação popular. “Em 2015, contratamos R$ 16,7 bilhões para o Minha Casa, Minha Vida. Em 2016, só foram R$ 2,6 bilhões. Olhem a queda. Acabaram com o Minha Casa, Minha Vida e, agora, querem fazer essa tapeação”, criticou.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 751/2016

Íntegra da proposta