Política e Administração Pública

Proposta que cria controle de natalidade de cães e gatos segue para sanção

07/03/2017 - 18:36  

O Plenário aprovou uma das duas emendas do Senado ao Projeto de Lei 1376/03, do ex-deputado Affonso Camargo, que cria uma política de controle de natalidade de cães e gatos. Pela proposta, esse controle será feito por meio de um programa de esterilização de animais, que deverá levar em conta a superpopulação ou quadro epidemiológico existente em cada localidade. A matéria será enviada à sanção presidencial.

De acordo com o projeto aprovado pela Câmara, os recursos para implementação do programa serão provenientes da Seguridade Social da União, com contrapartida dos municípios de pelo menos 10% dos custos.

A segunda emenda do Senado, que não foi a voto devido a parecer da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) pela incompatibilidade e inadequação financeira e orçamentária, previa o fim da contrapartida dos municípios.

A mudança aprovada pelos deputados prevê a possibilidade de esterilização por outros procedimentos que não o cirúrgico, contanto que ofereça ao animal o mesmo grau de eficiência, segurança e bem-estar.

Em seguida, a sessão foi encerrada.

Reportagem - Eduardo Piovesan
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.