Política e Administração Pública

Plenário rejeita emenda que restringia dispensa de licitação à compra de insumos para produção de papel-moeda

07/12/2016 - 15:48  

Assista ao vivo

O Plenário rejeitou a emenda da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) à Medida Provisória 745/16, que pretendia restringir a possibilidade de dispensa de licitação à compra de insumos para a produção de papel-moeda e de moeda metálica.

Os deputados já aprovaram o projeto de lei de conversão do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), que autoriza o Banco Central a comprar, sem licitação, papel-moeda e moeda metálica fabricados fora do País por fornecedor estrangeiro. A condição para isso é que haja situação de emergência. De acordo com o texto, essa situação fica caracterizada quando houver inviabilidade ou fundada incerteza quanto ao atendimento da demanda pela Casa da Moeda.

O projeto de lei de conversão prevê que essa situação ficará caracterizada quando houver atraso acumulado de 15% das quantidades contratadas e em outras hipóteses de descumprimento de cláusula contratual devidamente justificadas que tornem inviável o atendimento da demanda.

A outra regra proposta pelo relator é que o Banco Central envie à Casa da Moeda, até 31 de julho de cada ano, um plano anual de produção. Esse planejamento deve trazer a informação sobre as demandas de papel-moeda e de moeda metálica para o exercício financeiro seguinte.

Está em debate, no momento, destaque do bloco PP-PTB-PSC que pede a aprovação de emenda do deputado André Figueiredo (PDT-CE) que autoriza o Banco Central a comprar papel-moeda e moeda metálica importados apenas em caso de comprovada incapacidade de suprimento pela Casa da Moeda do Brasil.

Continue acompanhando esta cobertura.

Assista também ao vivo pelo canal Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Rachel Librelon

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta