Educação, cultura e esportes

Projeto prevê estímulo a atividades de cultura e turismo no meio rural

18/12/2015 - 16:01  

Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados
Reunião de instalação da comissão e eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes. Dep. Cabuçu Borges (PMDB-AP)
Para Cabuçu Borges, o Estatuto da Juventude não é claro quanto à promoção da cultura e do turismo no campo

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3660/15, do deputado Cabuçu Borges (PMDB-AP), que altera o Estatuto da Juventude (Lei 12.852/13) para obrigar o poder público a estimular atividades econômicas no campo vinculadas às áreas da cultura e do turismo.

O autor argumenta que o texto vigente do Estatuto se refere às formas de organização de trabalho no campo, à compatibilização de horários de trabalho e de estudo e ao incentivo a empreendedores, estagiários, aprendizes e trabalhadores rurais, mas não enfatiza setores específicos, como a cultura e o turismo. “A tendência é esses dispositivos privilegiarem atividades do setor primário, mais tradicionais no campo”, justifica o deputado.

O projeto também determina que a ação do poder público para garantir o direito do jovem à profissionalização, ao trabalho e à renda envolve ainda a promoção de programas que contribuam para a formação e a profissionalização de agentes culturais no campo.

“Se os direitos culturais são inquestionavelmente afirmados no Estatuto da Juventude, não aparecem vinculados de forma cabal à promoção de políticas públicas de formação de agentes culturais e de promoção de atividades econômicas ligadas à cultura e ao turismo”, acrescentou.

De acordo com Borges, essas medidas têm grande potencial de promoção do desenvolvimento da economia do campo, além das atividades propriamente agrícolas e, de modo geral, do setor primário.

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Turismo; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3660/2015

Íntegra da proposta