Direitos Humanos

Estudo mostra dados sobre insegurança de jovens homossexuais na escola

22/11/2016 - 22:25  

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Audiência pública para debater
Debatedores abordaram temas como prevenção ao bullying e à violência no ambiente escolar

Cerca de 60% dos jovens homossexuais sentem-se inseguros na escola, de acordo com estudo elaborado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).

A Pesquisa Nacional sobre o Ambiente Educacional com Adolescentes e Jovens LGBT no Brasil foi apresentada nesta terça-feira (22) em audiência pública da Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

A pesquisa foi respondida por 1016 jovens entre 13 e 21 anos que cursaram o ensino básico em 2015 e se identificam como gays, lésbicas ou outra orientação não heterossexual.

Dados alarmantes
Segundo o representante da ABGLT, Toni Reis, os resultados são alarmantes: 73% dos que responderam à pesquisa afirmaram já terem sido agredidos verbalmente na escola, e 36% que foram agredidos fisicamente.

"Isso mostra que há preconceito nas escolas, discriminação, bullying, violência, insegurança, evasão escolar. E há a questão dos profissionais de educação, que infelizmente não são formados em direitos humanos em relação a diversidades, inclusive orientação sexual e identidade de gênero”.

Toni Reis ressaltou que, quanto maior a agressão, pior o desempenho escolar. “Esses jovens não querem privilégios, mas apenas a garantia do seu direito à educação formal”.

Formação de professores
Representante do Ministério da Educação, Daniel de Aquino Ximenes informou que o órgão está preocupado em mudar a capacitação dos professores por meio de estudos para elaborar um novo sistema de formação.

"Estamos trabalhando em um sistema com módulos que venham a ser trabalhados com os temas do bullying, da violência, da garantia de direitos. O cursista poderá desenvolver seu itinerário formativo e esses módulos, esses temas, ficarão disponíveis para serem usados na sala de aula pelo professor, pelos familiares, para que esses assuntos sejam apresentados também ao conjunto geral da educação básica”, explicou.

Políticas públicas
Outra questão levantada durante a audiência foi o risco maior de suicídio entre os jovens que sofrem bullying em razão da orientação sexual. A Rede de Educadores Gays, Lésbicas e Heterossexuais dos Estados Unidos realizou a pesquisa em países como Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru.

Segundo o representante da organização, Julio Dantas, o objetivo é obter dados para melhorar políticas públicas. Ele informou que as informações obtidas no Brasil são semelhantes em toda a América Latina.

Dantas lamentou que mais da metade dos jovens que sofreram esse tipo de violência não relataram os episódios à escola, por medo de agravar ainda mais a discriminação. Um dos motivos é a falta de preparo de professores e funcionários. Para Dantas, isso reforça a necessidade de capacitação.

Sugestões
O
 presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), pediu que os debatedores apresentem sugestões para a elaboração de legislação que possa proteger os jovens do bullying. “Nossa preocupação é procurar transformar as angústias das pessoas em lei”.

Para a professora Olgamir Amância, representante do Fórum Nacional de Educação, a pesquisa dá visibilidade a questões que a sociedade esconde. A violência contra a comunidade LGBT é naturalizada, mas precisa ser enfrentada, frisou.

Diretora da United Nations Program on HIV/Aids, Georgiana Braga-Orillard afirmou que, mais do que uma questão de direitos, a inclusão é uma questão de desenvolvimento. Ela disse que o Brasil precisa levar a sério esse debate e questionou como o jovem pode se prevenir contra a Aids e outras doenças se não pode debater a sua própria sexualidade. 

Reportagem - Mônica Thaty
Edição - Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.