Parlamentares elogiam programa de combate à violência contra a mulher na Bahia
09/11/2016 - 22:28
A Ronda Maria da Penha, programa das secretarias de Política para as Mulheres e de Segurança Pública do estado da Bahia, foi tema, nesta quarta-feira (9) de audiência da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher.
O programa foi criado junto à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça da Bahia. O objetivo é qualificar e orientar policiais que atuam em ocorrências com vítimas de violência.
A deputada Moema Gramacho (PT-BA), prefeita eleita da cidade baiana de Lauro de Freitas, elogiou a ação e defendeu a implantação do programa em todo o País.
“Nós não podemos perder tempo quando se trata de combate à violência contra a mulher. Nossas mulheres estão sendo assassinadas, violentadas, agredidas, seja de forma ofensiva, seja de forma física, e nós não podemos mais perder nossas mulheres”, agumentou
Lançada este ano, no dia 8 de março (data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher), a Ronda Maria da Penha já atendeu mais de 400 mulheres. Em atendimentos, visitas e acompanhamentos, o número passa de três mil, informou a major Denice do Rosário, comandante do programa.
“Elas já conseguem enxergar uma rede de atendimento. Fazemos um serviço para que essas mulheres se sintam seguras, de fato. Uma atendida, em especial, nos denominou de salvadores de Marias”, contou.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) informou, durante a audiência, que quer apresentar o nome da major Denice do Rosário para o Prêmio Bertha Lutz do Senado deste ano. A premiação reconhece as mulheres com atuação relevante na defesa dos direitos femininos.
Da Redação/RN, com informações da Agência Senado