Comissão aprova prazo para fiscalização do TCU
04/06/2004 - 16:52
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou o substitutivo do relator, deputado Luciano Castro (PL-RR), ao Projeto de Lei 1767/03, do deputado Neucimar Fraga (PL-ES), que fixa prazo de 180 dias para a conclusão da fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) em obras e edificações. Se houver justificação fundamentada, o prazo poderá ser prorrogado por mais 90 dias.
O projeto original previa prazo de 45 dias para a fiscalização e imputava crime de responsabilidade às autoridades que o não cumprissem. O relator, no entanto, suprimiu esse item do texto lembrando que o atraso pode resultar de fatos imprevisíveis ou fora do controle das autoridades.
Neucimar Fraga explica que o objetivo do projeto é dar agilidade à fiscalização do TCU, para evitar que o descumprimento de prazos e a morosidade processual deteriorem ou até inutilizem etapas de obra ou edificação já realizadas, gerando desperdício de recursos públicos.
Tramitação
Sujeito à apreciação conclusiva pelas comissões, a matéria seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se esta aprovar o substitutivo, o texto será considerado aprovado pela Câmara.
Da Redação/LCP
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)
Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/ 216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.