Política e Administração Pública

Rodrigo Maia diz que pretende resgatar protagonismo da Câmara

14/07/2016 - 01:43   •   Atualizado em 14/07/2016 - 17:31

J. Batista/Câmara dos Deputados
Sessão para eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados - Plenário Ulysses Guimarães
Rodrigo Maia: "Esta Casa precisa de diálogo. São 513 deputados eleitos e nenhum pode ser excluído"

O novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em seus discursos anteriores à eleição que pretende resgatar o protagonismo da Câmara nas grandes decisões do País.

“É política com P maiúsculo que queremos regatar, política onde as grandes ideias e os grandes projetos saiam dessa Casa”, disse Maia.

Ele defendeu o direito de cada deputado de exercer sua responsabilidade e criticou o que chamou de “império dos líderes”. “Se eu sentar naquela cadeira, eu serei um dos 513 e nós vamos governar esta Casa juntos, vamos devolver ao Plenário sua soberania, porque hoje poucos decidem pela gente”, prometeu anteriormente ao pleito.

Maia também comentou a importância do diálogo, sobretudo com a oposição, da qual também obteve muitos votos segundo os apoios declarados. “Fui muito criticado porque dialogava com a esquerda. Esta Casa precisa de diálogo. Esse Plenário tem 513 deputados eleitos e nenhum pode ser excluído. Quem quer calar a oposição, não quer democracia. Queremos uma oposição forte, que nos ajude a enxergar nossos erros”, declarou.

Perfil
Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU.

Maia nasceu no Chile em 12 de junho de 1970 e foi registrado na Embaixada brasileira. Aos três anos de idade, ele se mudou com a família, o pai Cesar Maia, a mãe Mariângeles e a irmã, Daniela Maia, para o Rio de Janeiro.

Eleição com vários candidatos
Desde 1971, data a partir da qual os dados disponíveis estão digitalizados, esta é a eleição para presidente da Câmara dos Deputados com maior número de candidatos. Foram 14 candidatos na disputa no primeiro turno.

A outra eleição com mais candidatos foi após a renúncia do ex-presidente Severino Cavalcanti (PP-PE), em 2005. Na ocasião, 10 parlamentares chegaram a registrar candidatura e 8 disputaram o cargo, tendo sido eleito o então deputado Aldo Rabelo (PCdoB-SP) para finalizar o mandato de setembro de 2005 até fevereiro de 2007.

Confira os votos dos candidatos no primeiro turno:

Rodrigo Maia (DEM-RJ): 120
Rogério Rosso (PSD-DF): 106
Marcelo Castro (PMDB-PI): 70
Giacobo (PR-PR): 59
Esperidião Amin (PP-SC): 36
Luiza Erundina (Psol-SP): 22
Fábio Ramalho (PMDB-MG): 18
Orlando Silva (PCdoB-SP): 16
Cristiane Brasil (PTB-RJ): 13
Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO): 13
Carlos Manato (SD-ES): 10
Miro Teixeira (Rede-RJ): 6
Evair Vieira de Melo (PV-ES): 5

Não houve votos em branco no primeiro escrutínio.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.