Política e Administração Pública

Rodrigo Maia diz que pretende resgatar o protagonismo da Câmara dos Deputados

13/07/2016 - 23:32  

Assista ao vivo

Candidato mais votado em primeiro turno, com 120 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), agradeceu há pouco, em Plenário, os votos recebidos e disse que caso seja eleito presidente pretende resgatar o protagonismo da Câmara dos Deputados nas grandes decisões do País.

“É política com P maiúsculo que queremos regatar, política onde as grandes ideias e os grandes projetos saiam dessa Casa”, disse Maia, recordando que chegou a Casa pela primeira vez aos 15 anos, quando seu pai, César Maia, era deputado Constituinte. “Quando eu cheguei a esta Casa, eu fiquei lá no fundo, porque meu pai me disse: senta lá atrás e fica aprendendo”, lembrou.

Maia defendeu ainda o direito de cada deputado de exercer sua responsabilidade e criticou o que chamou de “império dos líderes”. “Se eu sentar naquela cadeira, eu serei um dos 513, e nós vamos governar essa casa juntos e vamos devolver ao Plenário sua soberania, porque hoje poucos decidem pela gente”, disse Maia, explicando que os líderes são fundamentais, “mas não são os únicos com direito a palavra”.

Maia também comentou a importância do diálogo, sobretudo com a oposição. “Fui muito criticado porque dialogava com a esquerda. Esta Casa precisa de diálogo. Esse Plenário tem 513 deputados eleitos e nenhum pode ser excluído. Quem quer calar a oposição, não quer democracia. Queremos uma oposição forte, que nos ajude a enxergar nossos erros”, declarou.

Por fim, convidou todos os parlamentares a virarem a página que envergonha a todos. “Vamos colocar essa casa para funcionar como sonhamos e como merecemos”, concluiu.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.