Audiência discute norma para registro de imóveis na fronteira
05/07/2016 - 09:29
O deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), que pediu a realização desse debate, explica que a intenção é avaliar e orientar o processo de ratificação dos registros imobiliários tratados na Lei 13.178/15. “Tem-se notícias de que muitos cartórios de registro de imóveis apresentam-se temerosos em realizar a ratificação de registros de imóveis rurais originários de títulos emitidos pelos estados”, afirma o parlamentar.
Sérgio Souza foi o relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, do projeto que deu origem à Lei 13.178.
De maneira geral, a lei permite a ratificação do registro de áreas que não excedam a 15 módulos fiscais. Não podem ser ratificados os registros imobiliários nos casos em que o domínio do imóvel estiver sendo questionado pela administração federal ou quando houver ação de desapropriação para fins de reforma agrária.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o advogado da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária, Rudy Ferraz;
- o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), Rogério Portugal Bacellar;
- o coordenador de Assuntos Estratégicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ciro Fernando Assis Siqueira;
- a representante do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), Rosângela Poloni; e
- o procurador-federal Junior Divino Fidélis, representando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A audiência será realizada no Auditório Freitas Nobre, a partir das 14h30.
Da Redação - ND