Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara prepara atividade pré-Hackathon Legislativo Mundial

LabHacker e Centro de Informática recebem hackers cívicos para o ConecDados: uma rodada de sugestões e hackeadas sobre os temas que serão discutidos e analisados em evento no Chile

20/06/2016 - 08:28  

O Laboratório Hacker e o Centro de Informática da Câmara dos Deputados realizam, nesta segunda-feira (20), das 14h às 18h, o ConecDados - sessão hacker sobre temas legislativos que podem ser trabalhados em aplicações digitais, contribuindo para a cultura da transparência e da participação social. O evento será realizado no LabHacker – subsolo do Anexo 4 da Câmara, sala 90.

Os interessados em participar devem encaminhar um e-mail para labhacker@camara.leg.br. Também será possível acompanhar ao vivo pelo Youtube - www.youtube.com/LabHackerCD.

A ideia do evento é realizar um brainstorm e oficina com hackers, programadores, desenvolvedores e cidadãos, para auxiliar na melhor visualização de dados dos Parlamentos, em busca de uma divulgação mais simplificada e intuitiva das informações legislativas para acompanhamento pela sociedade.

Além dos hackers cívicos (desenvolvedores que trabalham com dados de órgãos públicos para aumentar a transparência e estimular o controle social) , também estarão presentes no ConecDados representantes do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, do Interlegis e universitários do Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (Lappis), da Universidade de Brasília no Gama.

1º Hackathon Mundial
Esse debate prepara os hackers cívicos no país para o 1º Hackathon Legislativo Mundial, a ser realizado de 28 a 30 de junho, em Valparaíso, no Chile. O evento internacional, que está sendo promovido pela Câmara, em parceria com a União Interparlamentar, o Instituto Nacional Democrata e a Câmara dos Deputados do Chile, tem inscrições abertas até 28 de junho para participações presenciais ou remotas.

Da Redação - LC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.