Meio ambiente e energia

Câmara aprova urgência para acordo sobre redução da emissão de gases

14/06/2016 - 19:19   •   Atualizado em 14/06/2016 - 20:57

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (14) o regime de urgência para a Mensagem 235/16, do Poder Executivo, que contém o Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O texto estabelece novas metas para redução da emissão de gases do efeito estufa.

Também chamado de Acordo do Clima, o texto foi elaborado na COP 21 – a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em Paris no fim do ano passado.

O requerimento de urgência foi apresentado pelo líder do PV, deputado Evandro Gussi (SP). Ele acredita que não deve haver dificuldade para a ratificação do acordo pela Câmara. "O que senti, nas primeiras conversas com os líderes, é que não há grandes dificuldades para que isso venha a acontecer, uma vez que não gera nenhum tipo de impacto econômico, não traz nenhum problema para produção, mas seria um gesto de protagonismo para o Brasil. O Brasil já tem um protagonismo muito grande na sustentabilidade, na produção de energia sustentável e confirmaria esse protagonismo ratificando o mais rápido possível o Acordo de Paris", declarou.

O Acordo do Clima foi assinado por mais de 175 países e, para valer em nível mundial, precisa da confirmação de 55 países.

Da Reportagem
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MSC 235/2016

Íntegra da proposta