Política e Administração Pública

Instalação de CPI para investigar a União Nacional dos Estudantes é adiada

07/06/2016 - 17:01  

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o uso de dinheiro público pela União Nacional dos Estudantes (UNE) foi cancelada. A previsão era que a CPI fosse instalada nesta quarta-feira (8).

A investigação da UNE foi pedida pelo deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), que aponta indícios de irregularidades objeto de notícias divulgadas nos jornais O Globo e Tribuna da Internet.

Elza Fiúza/Agência Brasil
Educação - geral - estudantes UNE protestos manifestações alunos
CPI deve investigar convênios celebrados com o governo e indenizações recebidas pela entidade

Ele quer que a comissão parlamentar investigue seis pontos, entre eles convênios entre o governo federal e a UNE entre 2011 e 2016; a aplicação dos R$ 44,6 milhões recebidos pela entidade como indenização por danos ocorridos durante a ditadura militar e a arrecadação da entidade com a confecção de carteiras estudantis nos últimos cinco anos.

A instalação das CPIs é acompanhada da eleição dos presidente do colegiado, que designa o relator do caso. O presidente e o relator são definidos após negociação entre os partidos. O prazo de funcionamento das duas comissões é de 120 dias, prorrogável por mais 60 dias se o Plenário concordar.

Ainda não há data prevista para a instalação da CPI.

Da Redação - MT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta