Política e Administração Pública

CPI dos Fundos de Pensão adia apresentação do relatório final para esta terça-feira

O relator da CPI, deputado Sergio Souza, informou que vai propor o indiciamento de centenas de pessoas envolvidas em irregularidades nos fundos de pensão da Caixa (Funcef), dos Correios (Postalis), da Petrobras (Petros) e do Banco do Brasil (Previ)

11/04/2016 - 17:58  

A apresentação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão foi adiada para esta terça-feira (12), às 14h30. Já a votação está marcada para quinta-feira (14).

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Reunião para apresentação, discussão e votação do relatório final do deputado Sergio Souza (PMDB-PR).
Sergio Souza: o relatório será alterado para incluir informações compartilhadas pela Operação Lava Jato

O relator da CPI, deputado Sergio Souza (PMDB-PR), informou que o parecer será alterado para incluir três fatos novos, que acabaram de chegar à comissão: “a informação de que a Previc [Superintendência Nacional de Previdência Complementar] promoveu quatro autos de infração com relação a, pelo menos, dois temas investigados pela CPI relacionados à Funcef; e os indiciamentos, no final de semana, pela Polícia Federal, do senhor Alexej, o russo, e do senhor Fabrizzio”.

Segundo o deputado, essas informações foram compartilhadas pela Operação Lava Jato, com autorização do juiz Sérgio Moro, e disponibilizadas na última sexta-feira à CPI.

Alexej Predtechensky é ex-presidente do Postalis, o fundo dos Correios. Ele foi indiciado pela Polícia Federal, que também encontrou indícios de crimes por parte do operador do mercado financeiro Fabrizzio Dulcetti e de outras cinco pessoas.

Pedidos de indiciamento
Sergio Souza disse que o parecer vai propor o indiciamento de centenas de pessoas, além de recomendações e levantamentos dos prejuízos, deficits e rombos nos fundos de pensão. O relator ressaltou que a CPI investigou cerca de 15 casos que causaram um rombo em torno de R$ 3 bilhões aos fundos de pensão.

A CPI investiga indícios de aplicação indevida de recursos e manipulação na gestão nos fundos de pensão da Caixa Econômica Federal (Funcef), dos Correios (Postalis), da Petrobras (Petros) e do Banco do Brasil (Previ).

O relatório estará disponível para os parlamentares ainda nesta segunda-feira e para o público até quinta-feira, dia da votação do parecer. A reunião desta terça-feira da CPI ocorrerá no Plenário 2.

Reportagem – Idhelene Macedo
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.