Educação, cultura e esportes

Frente da Educação concede certificados aos melhores do Enem no PR

23/12/2015 - 15:49  

A Frente Parlamentar Mista da Educação concedeu certificados de reconhecimento para as escolas do Paraná que tiveram os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. Ao todo, foram agraciadas 224 instituições públicas e privadas, das quais 106 são estabelecimentos estaduais e 118 particulares.

A cerimônia de entrega dos documentos ocorreu no último dia 14, na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento contou com apoio institucional da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa local, da Secretaria de Estado da Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe).

Divulgação
Alex Canziani entrega certificado Enem
Canziani (último à direita) participou da entrega dos certificados: ideia é expandir a premiação para outros estados

A frente regionalizou as certificações, listando as melhores escolas de cada núcleo de ensino do estado: Paranavaí e Loanda; Cornélio Procópio e Jacarezinho; Apucarana, Ivaiporã, Londrina e região; e unidades de Curitiba e região. 

Meritocracia
Idealizador do título de reconhecimento, o presidente do colegiado, deputado Alex Canziani (PTB-PR), disse que ressaltar o esforço das escolas é uma forma de defesa da meritocracia. O parlamentar lembrou que o ensino médio é o “grande gargalo” da educação no País e que os agentes públicos, junto com as famílias, têm de buscar soluções realistas e aplicáveis.

“É no ensino médio que o aluno começa a definir seu futuro profissional. Se tivermos uma educação defasada, estaremos comprometendo a qualidade de toda uma geração”, declarou o deputado.

Canziani acrescentou que a frente parlamentar pretende levar a ideia dos certificados para outros estados.

Enem
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. O teste tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, verificando o domínio de competências e habilidades do participante.

O Enem também é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do teste como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

A edição mais recente do Enem contou com mais de 7 milhões de inscritos, divididos em 1.661 cidades. Trata-se do segundo maior exame do mundo, atrás somente do de admissão do ensino superior chinês.

Da Redação – MO
Com informações da assessoria de imprensa do deputado Alex Canziani

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.