Cidades e transportes

Comissão aprova hidrovia em trechos dos rios Tapajós, Teles Pires e Juruena

25/11/2015 - 18:50  

Luis Macedo / Câmara dos Deputados
Deputado Roberto Balestra
No texto, Roberto Balestra reforça que o uso dos recursos hídricos deve ser precedido de licenciamento e consulta aos povos indígenas, quando ocorrer em suas terras.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (18) Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 119/15, do deputado Adilton Sachetti (PSB-MT), que autoriza o aproveitamento da água em trechos das hidrovias dos rios Tapajós, Teles Pires e Juruena, desde que precedido de estudos sobre impacto ambiental.

Segundo o autor, a construção e o aprimoramento das hidrovias são essenciais para a o escoamento da produção de grãos e minérios no Norte e Centro-oeste. “Somente cerca de 4% do transporte de cargas no País é feito por hidrovias, enquanto a matriz rodoviária (cara, poluente e de maior risco) é a mais utilizada”, disse.

O deputado Josué Bengtson (PTB-PA) também falou a favor do projeto: “É o melhor sistema de transporte, em especial, no rio Tapajós, por onde escoa toda a produção de grãos mato-grossenses que será exportada pelo Pacífico”.

Consulta aos povos indígenas
O relator da proposta, deputado Roberto Balestra (PP-GO), foi favorável ao projeto, no entanto fez modificações no texto original por meio de substitutivo. A ideia, segundo ele, é reforçar que o uso dos recursos hídricos deve ser precedido de licenciamento e consulta aos povos indígenas, quando ocorrer em suas terras.

Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP) foi contrário à proposta que, em sua avaliação, prejudica direito já assegurado aos povos indígenas e tradicionais. Ele informou que na região de Porto Velho, no vale do Ribeira (SP), os estudos de impacto ambiental foram invasivos a ponto de desestabilizar o povoado. “Antes de fazer a intervenção, é preciso esclarecer qual a intenção da obra, e se há consentimento da comunidade”, disse.

Balestra, por sua vez, garantiu que o projeto é sustentável e beneficia a fronteira agrícola no Mato Grosso e no Pará. “Não se fala em derrubada de mata, em mudança de curso de rios, além de aproveitar os cursos de água que lá são próprios para a navegação”, sustentou.

A proposta abrange os seguintes trechos:

  • na hidrovia do rio Tapajós, da foz no rio Amazonas, no Pará (PA), até à confluência dos rios Juruena e Teles Pires, na divisa dos Estados do Pará (PA), Amazonas (AM) e Mato Grosso (MT);
  • na hidrovia do rio Teles Pires, entre a confluência com o rio Juruena, no Pará (PA), até à foz do rio Verde, no Mato Grosso (MT); e
  • na hidrovia do Rio Juruena, localizada entre a confluência com o rio Teles Pires, no Pará (PA), até o município de Juína, no Mato Grosso (MT).

Tramitação
A proposta ainda deve ser analisada pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será analisada pelo Plenário.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Regina Céli Assumpção

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