Consumidor

Projeto torna obrigatória divulgação de informações sobre fornecedores de produtos

02/10/2015 - 10:33  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1985/15, do deputado Alex Manente (PPS-SP), que torna obrigatória a divulgação de informações sobre a qualificação dos fornecedores de produtos e serviços em lojas físicas, virtuais e embalagens.

Pelo texto, o fornecedor é obrigado a publicar, de forma clara e ostensiva, em todos os meios que divulgam seus produtos ou serviços, inclusive lojas físicas, lojas virtuais e embalagens, as seguintes informações:
  • número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ou Cadastro de Pessoas Físicas;
  • número de inscrição estadual e municipal, quando inscrita;
  • endereço completo da sede, filiais e franquias;
  • endereços de correio eletrônico para atendimento ao consumidor;
  • números dos telefones de atendimento ao consumidor.

O descumprimento da medida será punido com multa.

O autor do projeto lembra que o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) elenca o direito à informação como um dos princípios norteadores das relações de consumo. Segundo Manente, os consumidores que, de alguma forma, foram lesados por empresas e que desejam demandar contra elas, muitas vezes não conseguem encontrar de modo fácil a qualificação delas, dificultando promover ação judicial ou mesmo a conciliação.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta