Trabalho, Previdência e Assistência

Depoente defende investimentos de fundos de pensão em infraestrutura

29/10/2015 - 17:12  

O ex-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) Guilherme Lacerda defendeu, nesta quinta-feira (29), a realização de investimentos de fundos de pensão em projetos de infraestrutura. Ao depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão, que investiga prejuízos nessas instituições, Lacerda disse que esses aportes trazem fluxo de caixa ao fundo.

"Se um fundo não investir em linhas de energia, por exemplo, vai investir em quê? Em título público? É melhor pegar o recurso do aposentado para investir no tesouro direto", afirmou, em resposta aos parlamentares.

Sete Brasil
Diversos deputados, como Marcus Pestana (PSDB-MG) e Samuel Moreira (PSDB-SP), que sugeriu o depoimento, questionaram Guilherme Lacerda sobre investimentos da Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, na área de infraestrutura. Entre outros pontos, Pestana e Moreira perguntaram sobre o aporte de verbas na Sete Brasil, empresa de investimento criada com o aval da Petrobras para explorar negócios em torno do pré-sal e que foi alvo de investigação da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

"A Sete Brasil foi o maior foco de perda de três fundos. São mais de R$ 3 bilhões somando a Petros (Petrobras), a Previ (Banco do Brasil) e a Funcef. Quais as determinantes de uma entrada tão pesada da Funcef na questão do pré-sal?", indagou Pestana.

Segundo Lacerda, as negociações em torno da Sete Brasil começaram no fim de sua gestão (2003-2010), mas ele as avaliou como corretas. "Vários bancos estavam dando cotovelada para entrar nesse negócio. Eu pensei: ‘se os fundos alemães investem em navios e se a Petrobras fez uma tomada de 120 bilhões de dólares para exploração dos poços, isso é coisa muito boa para fundo de pensão", defendeu o ex-presidente da Funcef. "Agora, se surgiram problemas éticas, nós somos vítimas. Eu, se ainda fosse presidente do fundo, iria entrar na Justiça", completou.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.