Política e Administração Pública

Projeto sobre regularização de ativos segue norma internacional, diz líder do governo

28/10/2015 - 19:51  

O líder do governo da Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), informou há pouco que vai buscar um acordo para votar na próxima terça-feira (3), por consenso, o projeto que prevê a reintegração de capitais mantidos por brasileiros no exterior (PL 2960/15). Para ele, o projeto não interessa a um governo, mas ao Estado brasileiro.

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Ordem do dia para análise, discussão e votação de diversos projetos. Dep. José Guimarães (PT-CE)
José Guimarães: “Esta matéria é uma tendência global, é uma orientação das Nações Unidas e da OCDE"

“Esta matéria é uma tendência global, é uma orientação das Nações Unidas e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, disse Guimarães, ao defender a proposta e ressaltar o acordo firmado entre os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado para que o texto comece a ser analisado pela Câmara.

Declaração voluntária
O líder do governo também rebateu críticas de que o projeto foi pensado para acobertar recursos ilícitos mantidos por envolvidos em lavagem de dinheiro e em evasão de divisas. “Se for assim, por que então há deputados de oposição que aceitaram conversar sobre o projeto?”, questionou Guimarães.

Segundo ele, o texto abre a possibilidade para uma declaração voluntária de bens e recursos de origem lícita mantidos no exterior por brasileiros. “Então não venha com esse argumento de que a presidente Dilma quer encaminhar para acobertar, pelo contrário. Nós estamos querendo destravar para dar transparência àquilo que foi gerado de forma ilegal e está no exterior”, finalizou Guimarães.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2960/2015

Íntegra da proposta