CPI do BNDES ouve ex-ministro Guido Mantega
27/10/2015 - 09:02
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BNDES ouve hoje o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) do período de novembro de 2004 a março de 2006, Guido Mantega.
O deputado Lucas Vergilio (SD-GO), que solicitou o evento, afirmou que o ex-ministro da Fazenda deve depor como testemunha para prestar esclarecimentos sobre as renegociações das dívidas do BNDES com Tesouro Nacional.
Vergílio lembrou que o Tesouro se endivida no mercado para repassar dinheiro ao BNDES, que usa os recursos para financiar empresas, cobrando taxas mais favoráveis. “A diferença entre os juros que o Tesouro paga para captar recursos e os juros cobrados das empresas pelo banco acaba pesando nas contas da União.”
Segundo o parlamentar, a dívida do BNDES com o Tesouro soma mais de R$ 400 bilhões. “Ao autorizar a renegociação das dívidas do BNDES com o Tesouro Nacional, o ex-ministro Guido Mantega aumentou, ainda mais, esse rombo nas contas do País, o que pode ser um dos motivos para o Brasil estar passando por essa grave crise financeira.”
Também apresentaram requerimento para o depoimento os deputados Arnaldo Jordy (PPS-PA), Carlos Melles (DEM-MG), José Rocha (PR-BA) e Miguel Haddad (PSDB-SP).
O depoimento está marcado para as 14 horas, no plenário 13.
Da Redação - RCA