Ciência, tecnologia e Comunicações

Dispositivos móveis ganham uma nova versão do portal da Câmara

14/10/2015 - 19:28  

A Câmara dos Deputados lançou uma nova versão do seu portal institucional, com interface adaptada para smartphones. A novidade permite uma melhor visualização do conteúdo e torna mais fácil a navegação por meio de celulares, já que a resolução da página passou a corresponder à do aparelho. Os técnicos da Câmara trabalham na conclusão das adaptações, com melhorias no sistema de busca, na página de pesquisa de proposições — reformulada recentemente — e nas páginas dos veículos de comunicação da Casa (TV Câmara, Rádio Câmara e Câmara Notícias).

Por iniciativa do Comitê Gestor do Portal da Câmara dos Deputados, composto por representantes de vários órgãos da Casa, as mudanças desenvolvidas pelo Centro de Informática (Cenin) estão alinhadas a uma tendência mundial de design para web, fazendo com que o portal seja mais amigável para o usuário. Foram aplicadas técnicas de design responsivo — os elementos da página ajustam-se automaticamente de acordo com a resolução de tela em uso.

Outro benefício é a melhoria na posição do portal nas buscas na internet, por meio das ferramentas com essa finalidade, a exemplo do Google, que priorizam portais adaptados aos dispositivos móveis na exibição dos resultados de pesquisas.

Ao atender à demanda crescente de acesso ao portal institucional por meio de dispositivos móveis, a nova solução amplia a transparência das atividades e das informações da Câmara.

Da Redação
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.