Política e Administração Pública

Parlamento Jovem tem início na Câmara

Para participar, os alunos tiveram que enviar um projeto de lei de sua autoria, com tema livre e de impacto nacional, propondo mudanças para melhorar a realidade do País

21/09/2015 - 19:27  

Durante toda esta semana, será realizada na Câmara a 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. Foram selecionados 78 estudantes de ensino médio de todos os estados. Para participar, os alunos tiveram que enviar um projeto de lei de sua autoria, com tema livre e de impacto nacional, propondo mudanças para melhorar a realidade do País. Essas propostas serão debatidas e votadas em uma simulação da atividade parlamentar.

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Abertura da 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Foram selecionados para o programa 78 estudantes do ensino médio

Entre as propostas apresentadas, estão a que proíbe a contratação, por agências de modelo, de crianças e adolescentes que apresentem quadro clínico de desnutrição; e a que determina a construção de berçários em instituições de ensino público para mães solteiras de baixa renda.

O deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), idealizador do evento, explicou a importância dessa experiência. "Um ponto importante é sobre conhecer um outro olhar – interno – do trabalho que é feito pelos parlamentares, os deputados federais, na Câmara. Ou seja, como é a tramitação de um projeto, a dificuldade de um projeto."

Exames de vista
O Parlamento Jovem ocorre todos os anos desde 2004, e a iniciativa da Câmara já contemplou quase 770 alunos. O deputado Lobbe Neto lembrou um dos projetos que acabaram sendo apadrinhados por ele para tramitar na Câmara. “Exames oftalmológicos para todos os estudantes. Isso é muito importante, pois às vezes um aluno tem dificuldade no aprendizado e isso pode ser um problema oftalmológico. Então um jovem propôs, nós apadrinhamos esse projeto, ele entrou no rito do Congresso Nacional. Aprovamos na Câmara e hoje ele está no Senado", destacou.

Lobbe Neto ainda citou a oportunidade que os estudantes têm de conhecer Brasília, além da criação de redes sociais de ex-participantes do programa, que amplificam a vivência obtida.

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.