Líderes de oposição lançam movimento pró-impeachment
10/09/2015 - 09:29
Os líderes do PSC, do PSDB, do Dem, do PPS, do Solidariedade e da Minoria lançarão hoje um movimento suprapartidário pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff. O movimento terá um site e uma petição eletrônica e vai cobrar do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que coloque em andamento os pedidos de impeachment. A intenção é juntar maior número de deputados insatisfeitos com o governo.
O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), assinalou que o movimento tem um papel institucional de recepcionar a insatisfação da sociedade e transformá-la em ação no Parlamento. “O Brasil não suporta mais três anos e meio de Dilma.”
Os parlamentares disseram que vão analisar todos os pedidos de impeachment já apresentados à Câmara. Segundo Sampaio, o mais viável é o apresentado na semana passado pelo jurista Hélio Bicudo.
O líder do SD, deputado Arthur Oliveira Maia (BA), disse que mesmo na base do governo há parlamentares que se colocam a favor do impeachment. “Esse movimento quer congregar a todos. Eduardo Cunha tem obrigação de colocar o pedido em pauta.”
O lançamento ocorrerá às 11 horas, no Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Pedidos na Câmara
No segundo mandato do governo, já foram protocolados 21 pedidos de impeachment. Desses, nove foram arquivados pelo presidente Eduardo Cunha, sendo quatro em fevereiro e cinco recentemente. Doze pedidos, incluindo o de Hélio Bicudo, estão atualmente em análise.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Regina Céli Assumpção