Política e Administração Pública

Aprovada exibição obrigatória da bandeira nacional em eventos financiados pela União

Texto aprovado nesta terça-feira pela Câmara dos Deputados seguirá para análise do Senado

08/09/2015 - 17:54  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 2120/07, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que torna obrigatória a exibição da bandeira nacional em todas as atividades, bens ou serviços resultantes de projetos desportivos, culturais, de produções audiovisuais e artísticas financiados com recursos públicos federais.

Reprodução/TV Câmara
dep. Tadeu Alencar
Tadeu Alencar defendeu a aprovação da proposta: "fortalece o patriotismo"

O relator da proposta na CCJ, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), defendeu a adoção da medida "no sentido de resgatar e fortalecer o patriotismo, demonstrando o apreço e o respeito pelos símbolos nacionais".

O texto agora seguirá para análise do Senado, exceto se houver recurso para que seja examinado antes pelo Plenário da Câmara.

Timemania
De acordo com o projeto, também estão obrigados a exibir a bandeira nacional os clubes de futebol que aderirem à Lei da Timemania (11.345/06). Essa legislação define os critérios de participação e adesão das entidades futebolísticas à loteria e estabelece as regras para o parcelamento de débitos tributários e não-tributários.

Luiz Carlos Hauly salientou que a bandeira nacional é o símbolo mais importante de representação do País e deve ser utilizado para demarcar atividades financiadas pela União.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.