Diretor da Funcef sugere criação de fundo de solvência dos fundos de pensão
20/08/2015 - 21:02
Em depoimento à CPI dos Fundos de Pensão nesta quinta-feira (20), o conselheiro do Fundo de Pensão dos Funcionários da Caixa Econômica Federal (Funcef) Antônio Miranda e Souza sugeriu mudanças de gestão para evitar prejuízos financeiros aos fundos.
Sua principal sugestão foi a criação de um fundo de solvência. “Esse fundo seria acionado para cobrir deficits observados nos fundos de pensão”, disse Miranda e Souza.
O diretor também sugeriu a definição de um teto global para aplicações em ativos de maior risco e, ainda, um piso mínimo para investimentos em renda fixa.
Fiscalização
Por sua vez, a presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar), Cláudia Ricaldoni, defendeu o papel dos participantes de fundos de pensão na fiscalização do patrimônio do fundo.
“Por mais que a Previc [Superintendência Nacional de Previdência Complementar, órgão do Ministério da Previdência Social] esteja estruturada e funcione bem, nós, os participantes, é que precisamos fazer o acompanhamento da gestão e o controle do patrimônio dos fundos, mas, para isso, precisamos de paridade, transparência e estabilidade no mandato”, disse.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Pierre Triboli