Política e Administração Pública

Projeto cria Dezembro Vermelho para lembrar enfrentamento do HIV/aids

14/08/2015 - 19:20  

Sefot
Erika Kokay
Erika Kokay:essa será uma forma de intensificar as ações do dia 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, já tradicional no Brasil e com apoio da ONU.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 592/15, apresentado pelos deputados Erika Kokay (PT-DF), Paulo Teixeira (PT-SP) e Jean Wyllys (Psol-RJ), que prevê a criação do chamado Dezembro Vermelho, para a realização anual de atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, durante o mês de dezembro.

Entre as ações que pretende promover estão: a iluminação de prédios públicos com luzes de cor vermelha; a promoção de palestras e atividades educativas; a veiculação de campanhas de mídia; e a realização de eventos. Tudo em parcerias entre o poder público e organizações nacionais e internacionais que atuam na área, e seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento dessas enfermidades.

A deputada Erika Kokay enfatizou que essa será uma forma de intensificar as ações do dia 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, já tradicional no Brasil e criado pela Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). “Uma forma de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids”, disse.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta