Relações exteriores

Relações Exteriores aprova acordo cultural entre Brasil e Serra Leoa

22/07/2015 - 18:47  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 8 acordo de cooperação cultural assinado em 2009 entre Brasil e Serra Leoa, país da África Ocidental com pouco mais de seis milhões de habitantes.

O acordo determina intercâmbio de experiências no campo das artes plásticas, artes cênicas, música, literatura, cinema e educação cultural, entre outros, encorajando a participação de artistas do Brasil e de Serra Leoa em festivais, seminários, exposições e eventos internacionais a serem realizados em um dos dois países.

O tratado prevê também contato entre museus e bibliotecas, para troca de acervos, e intercâmbio de experiências em preservação de patrimônio.

O relator, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), destacou que os dois países sairão beneficiados com a ratificação do acordo de intercâmbio na área cultural. “A ampliação [da cooperação] nesse setor irá promover um ganho significativo entre os países, além de ser um marco nos campos da cinematografia, artes plásticas, teatro, música, entre outras atividades relacionadas à cultura”, defendeu.

Tramitação
O acordo, enviado ao Congresso na forma da Mensagem 175/15, passará a tramitar em regime de urgência como Projeto de Decreto Legislativo 138/15 e ainda será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Plenário da Câmara.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta