Política e Administração Pública

Oposição defende retomada do mandato de quatro anos para deputados

15/07/2015 - 18:16  

Assista ao vivo à sessão do Plenário

A oposição defendeu a derrubada do artigo da PEC da Reforma Política que aumentou para cinco anos os mandatos de deputados, prefeitos e vereadores e diminuiu para cinco anos o mandato de senador. Eles querem manter o período atual, de quatro anos.

O líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), disse que cinco anos afasta o eleitor do representante. “Quatro anos é de ótimo tamanho. Não é tão longo que afaste o eleitor do deputado, nem tão pequeno que nos obrigue a submeter a eleições em períodos curtos”, disse.

Para o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), aumentar os mandatos beneficia apenas os políticos. “Com que cara vou chegar no interior e dizer que votei para ampliar o meu mandato em cinco anos?”, questionou.

O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) também manifestou-se contra a mudança. “Imagine o eleitor que tem um mal governante, tem de esperar cinco anos?”, criticou.

Apesar dos discursos contrários, o Plenário está dividido. O deputado Esperidião Amin (PP-SC) lembrou que o aumento dos mandatos foi negociado em conjunto com o fim da reeleição. “Votamos majoritariamente cinco anos porque tínhamos votado contra a reeleição. Se é para retornar, é melhor apagar as duas coisas”, disse.

Foi a mesma opinião do líder do PV, deputado Sarney Filho (MA).

Mais informações a seguir

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 182/2007

Íntegra da proposta