Direitos Humanos

Comissões querem ouvir embaixador de Israel sobre brasileiro preso na Palestina

Islam Hasan está em greve de fome há mais de 70 dias. Ele cumpriu sua pena de prisão em 2013, mas até hoje não foi liberado.

23/06/2015 - 15:36  

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Reunião conjunta das presidências das comissões de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) para tratar das negociações da tentativa de liberar o cidadão brasileiro Islam Hasan Jamil Hamed, preso em cárcere palestino desde 2010 e que se encontra há 70 dias em greve de fome, depois de já ter cumprido pena de três anos
Duas comissões da Câmara se reuniram para discutir situação de cidadão brasileiro preso na Palestina desde 2010.

As comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados vão, mais uma vez, tentar uma audiência com o embaixador de Israel no Brasil a fim de negociar a liberação do cidadão brasileiro Islam Hasan Jamil Hamed, preso em cárcere palestino desde 2010. Ele se encontra em greve de fome há mais de 70 dias em razão de sua pena ter sido cumprida em 2013 e até hoje não ter sido liberado.

O impasse foi discutido nesta terça-feira (23) em reunião das duas comissões, mas o embaixador de Israel, Reda Mansour, não compareceu.

Preso inicialmente pelo Estado da Palestina, Hamed, filho de mãe brasileira e nascido na Palestina, já cumpriu a pena a que foi condenado pelos palestinos por ato violento contra colonos israelenses, mas está sendo investigado por Israel. O governo israelense já informou, em nota, que não tem intenção de permitir sua saída da Palestina após a soltura da prisão, podendo prendê-lo novamente enquanto o investiga.

O governo palestino condiciona a libertação de Hamed à emissão de documento pelo Brasil, responsabilizando-se por sua segurança. O Itamaraty, no entanto, alega que o governo brasileiro não tem como exercer poder de polícia no território do Estado da Palestina ocupado por Israel. Na reunião desta terça, a posição do Itamaraty foi reafirmada pelo subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, Carlos Alberto Simas Magalhães.

Presente à reunião, o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, disse que a solução para o caso depende agora de Israel.

Por essas razões, a presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), considera fundamental a audiência com o embaixador de Israel. “Queremos apenas que sejam asseguradas as condições humanitárias e a garantia de vida para ele. Isso, naquela região, só pode ser feito se Israel demonstrar boa vontade, assim como a Autoridade Palestina demonstrou a boa vontade de libertá-lo imediatamente”, disse.

Imprensa
Os deputados conseguiram do Estado da Palestina autorização para que jornalistas brasileiros visitem Islam Hamed na prisão. Alzeben deu a informação nesta terça-feira, em resposta a um pedido feito anteriormente pelos parlamentares.

“Isso é muito importante porque nós poderemos ouvir do próprio Islam as condições em que ele hoje está detido. E efetivamente se ele está disposto a assumir a responsabilidade de ser solto, mesmo com o comunicado formal de Israel de que ele será novamente detido”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Segundo uma prima de Hamed, Aline Baker, que representou a família na reunião na Câmara, Hamed, que tem 30 anos, já emagreceu 28 quilos. “Ele quer muito poder viver, cuidar do filho de três anos e meio. Ele quer trabalhar, quer ter uma vida que qualquer ser humano gostaria de ter.”

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.