Política e Administração Pública

Estudantes poderão receber kits dentários

30/03/2004 - 13:27  

Os integrantes da Comissão de Educação e Cultura estão analisando um projeto (3120/04) que prevê a distribuição gratuita de um kit dentário para alunos de escolas públicas. O kit, de acordo com a proposta, terá escova, pasta de dente e fio dental.
O autor da sugestão, deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), afirma que, nas últimas décadas, o Brasil, que já foi campeão de cáries, deu um salto, reduzindo o número médio de cáries dos brasileiros.

Resultados melhores
Em 1986, o Ministério da Saúde realizou no País o primeiro levantamento epidemiológico de saúde bucal. O resultado apontou que crianças de até 12 anos já tinham, em média, seis dentes permanentes cariados, extraídos ou restaurados. Em 1996, esses números já haviam sido reduzidos em 54%.
Edson Ezequiel acredita que esses resultados podem ser melhorados com a colaboração direta das escolas públicas de ensino fundamental (de 1ª a 8ª séries). "Um programa dessa natureza teria pequeno impacto nas contas públicas", acrescenta. O deputado ressalta ainda que a distribuição dos kits deverá alcançar até as pequenas escolas rurais espalhadas pelos sertões do País.

Tramitação
A matéria aguarda a definição de seu relator na Comissão de Educação e Cultura. Depois de ser votada por essa comissão, será distribuída às comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O projeto tramita em regime conclusivo.

Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Simone Ravazzolli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.