Economia

Ministro diz que alta de juros é remédio necessário para conter a inflação

27/05/2015 - 17:37  

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse há pouco que o aumento da taxa básica de juros da economia (Selic) é um remédio necessário para conter a inflação neste momento. Mas ele afirmou que esse ciclo de alta, iniciado pelo Banco Central no ano passado, será temporário. A taxa Selic está atualmente em 13,25% ao ano.

Prova disso, segundo ele, é que as apostas do mercado para a inflação nos próximos anos são menores do que o percentual atual - 8,17% em 12 meses encerrados em abril, segundo o IBGE.

Barbosa participou nesta quarta-feira de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento para debater o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), em tramitação no colegiado, e o contingenciamento anunciado pelo governo na semana passada.

Durante o debate, diversos deputados criticaram o bloqueio de recursos sobre programas das áreas de saúde e educação. O ministro defendeu a medida e disse que o contingenciamento faz parte do ajuste fiscal para melhorar a situação das contas públicas.

"A pátria educadora está cortando na educação", disse o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), referindo-se ao lema do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, anunciado no dia da posse dela (Brasil, Pátria Educadora).

A reunião já se encerrou.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.