Economia

Ministro e Temer estão tentando melhorar o fluxo de informações sobre emendas

O objetivo, segundo o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, é saber quais emendas parlamentares não estão sendo executadas e os motivos para isso.

27/05/2015 - 15:14  

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que está trabalhando com o vice-presidente da República, Michel Temer, encarregado da condução política do governo federal, para melhorar o "fluxo de informações" sobre as emendas dos deputados e senadores ao orçamento deste ano.

O objetivo, segundo ele, é saber quais as emendas que não estão sendo executadas e os motivos para isso.

Barbosa, que participa neste momento de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento, onde veio falar do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), disse que, à medida que a situação fiscal do País melhorar, a execução das emendas vai aumentar.

As afirmacões foram feitas após questionamentos do relator do projeto da LDO, deputado Ricardo Teobaldo (PTB-PE).

Ajuste
Desde que a audiência pública começou, o ministro vem defendendo o ajuste fiscal proposto pelo governo, que passa pela retenção das despesas e aumento das receitas. Segundo ele, as medidas visam garantir o cumprimento da meta de superavit primário do Executivo neste ano, que é de R$ 55,3 bilhões.

De acordo com ele, o governo vem trabalhando em um "reequilíbrio fiscal gradual", com efeitos neste e nos próximos anos. Barbosa repetiu o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que ontem esteve na Comissão Mista de Orçamento e falou que a política fiscal do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff não atingiu os objetivos econômicos esperados, tendo gerado um deficit fiscal.

"A política anticíclica cumpriu seu papel. O esforço fiscal agora é necessário e é o primeiro passo para o crescimento", afirmou.

O debate com Nelson Barbosa prossegue no plenário 2.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.