Seminário LGBT discute propagação da intolerância nas redes sociais
21/05/2015 - 08:41
Continua hoje, na Câmara dos Deputados, o 12º Seminário LGBT do Congresso. Com o tema “Nossa vida d@s outr@s – A empatia é a verdadeira revolução”, o evento discutirá como não só a população LGBT, mas também os negros, as pessoas com deficiência, os estrangeiros e os mais pobres, além de outras minorias historicamente difamadas, são alvo de ódio e discriminação.
Entre os assuntos que serão discutidos estão o monitoramento de redes sociais, crimes cibernéticos, bullying, injúria e difamação, liberdade de expressão e discursos de ódio, e o papel das famílias na promoção da tolerância e do respeito.
O seminário é realizado por três comissões da Câmara (Legislação Participativa; Cultura; e Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática) a pedido dos deputados Jean Wyllys (Psol-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Glauber Braga (PSB-RJ), Janete Capiberibe (PSB-AP) e Luciana Santos (PCdoB-PE).
“Na teoria, viver nossas vidas como desejamos e respeitar o direito do outro de viver segundo suas crenças seria a premissa básica de uma sociedade harmoniosa. Mas isso não é necessariamente verdade. Em tempos de tanto sentimento negativo, torna-se mais do que nunca necessário ‘colocar-se no lugar do outro’, ‘lutar pelo direito do outro’ – ou, em português claro, exercitar a empatia”, diz o requerimento dos deputados.
O evento ocorrerá no auditório Nereu Ramos.
Programação:
Quinta-feira, 21
9h às 12h - Mesa 2: "Ódio na carne" - A agressão além do verbo/A expressão letal da injúria e difamação.
- Márcia Tiburi – filósofa e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.
- Cláudia Pereira Dutra - secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação
- Luma Andrade - professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
- Irina Bacci - diretora do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
12h às 14h - Intervalo para almoço
14h às 17h - Mesa 3 - "Mais amor, por favor!" - Tolerância, respeito e diferenças.
- Viviane Mosé - poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
- Maria Clara Araújo - ativista do transfeminismo. Estudante de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco
- Ana Lúcia Lodi - ativista dos direitos LGBT
- Pedro HCM - idealizador do canal de humor Põe na Roda, composto por jovens LGBT
Da Redação – ND