Relações exteriores

Relações exteriores aprova acordo previdenciário entre Brasil e Luxemburgo

08/05/2015 - 15:37  

Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados
Homenagem à Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social (ANFIP). Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR)
Hauly: tratado corrige injustiça de possível perda da condição de segurado.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (5), acordo de reciprocidade de benefícios previdenciários entre o Brasil e Luxemburgo.

A aplicação do documento, assinado em Luxemburgo em junho de 2012, vale para aposentadoria por idade ou invalidez e para a pensão por morte. O compromisso vai permitir que trabalhadores brasileiros e luxemburgueses tenham benefícios, responsabilidades e direitos previdenciários definidos pela legislação local.

A mensagem presidencial contendo o acordo (MSC 341/14) recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que defendeu o tratado para corrigir a injustiça de possível perda da condição de segurado.

“O governo brasileiro tem procurado aumentar a sua rede de acordos de previdência social, privilegiando ajustes com países que contam com número significativo de trabalhadores migrantes brasileiros”, destacou o parlamentar.

De acordo com exposição de motivos do Executivo, há um crescente fluxo internacional de trabalhadores brasileiros o que demanda “iniciativas a proteger os trabalhadores brasileiros no exterior”, além de dar garantias para os estrangeiros residentes no Brasil.

Tramitação
A mensagem presidencial foi transformada no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 60/15, que tramita em regime de prioridade e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será analisado pelo Plenário da Câmara.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta