Meio ambiente e energia

Secretário da Contag comemora adiamento de cadastro ambiental

30/04/2015 - 11:47  

O secretário de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris, comemorou há pouco, em audiência pública na Câmara dos Deputados, a decisão do governo federal de prorrogar o prazo para a conclusão do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com o anúncio, o prazo, que se encerraria no próximo dia 5 de maio, será prorrogado por um ano.

Rovaris, no entanto, criticou o fato de a decisão ter sido tomada em cima da hora. “Havia uma espécie de aproveitamento dessa situação, com pessoas cobrando exorbitâncias de agricultores para auxiliá-los na conclusão do cadastro”, disse ele. “Agora, muita gente já desembolsou recursos desnecessários para assegurar o cumprimento do prazo e fazer o cadastro”, acrescentou.

Segundo Rovaris, apesar de o aplicativo utilizado para a realização do cadastro não ser difícil de usar, ele acredita que grande parte dos agricultores não fará a inscrição. “Entendo que é importante encontrar outras formas para que esse cadastro seja implementado”, completou ele, aconselhando o governo federal a continuar o processo de capacitação de pessoas com essa finalidade.

O secretário participa de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, convocada para debater a política de pagamento por serviços ambientais e a atual situação do Cadastro Ambiental Rural.

Um dos focos do debate é o Projeto de Lei 312/15, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. A audiência pública foi proposta pelos deputados Evair de Melo (PV-ES), relator do PL 312/15, e Luiz Cláudio (PR-RO).

O debate ocorre no plenário 6.

Mais informações a seguir

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5028/2019

Íntegra da proposta