Meio ambiente e energia

Comissão discute pagamento por serviços ambientais

30/04/2015 - 08:34   •   Atualizado em 30/04/2015 - 10:53

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove audiência pública, neste momento, para debater o Projeto de Lei 312/15, que institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a atual situação do Cadastro Ambiental Rural e sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O evento foi solicitado pelos deputados Evair de Melo (PV-ES) e Luiz Cláudio (PR-RO). “O prazo de entrega do Cadastro Ambiental Rural, instituído pela Lei 12.651/12, encerrar-se-á em 5 de maio, prazo no qual os proprietários rurais que não efetivarem o cadastramento estarão impedidos de obter linhas de crédito e financiamentos a partir de 2017”, destacam os parlamentares.

“É notória a dificuldade enfrentada pelos produtores para o preenchimento desse cadastro, o que tem impossibilitado o cumprimento do prazo na data estipulada”, acrescentam os deputados.

Convidados
Foram convidados para discutir o tema com os integrantes do colegiado:
- o ministro substituto do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani;
- a pesquisadora da Embrapa Solos, Rachel Bardy Prado;
- o presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Justus de Brito;
- o secretário de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris;
- a gerente executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley de Souza Carneiro; e
- o presidente do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará.

A audiência ocorre no plenário 6.

Da Redação - NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta