Política e Administração Pública

Oposição leva bolo ao Plenário e faz críticas aos 100 dias do governo Dilma

09/04/2015 - 20:52  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Ordem do Dia
Líderes de oposição levaram bolo com a inscrição “Sem dias de Dilma 2”.

Os líderes do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP); do DEM, deputado Mendonça Filho (PE); e do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), levaram nesta quinta-feira, ao Plenário da Câmara, um bolo com a inscrição “Sem dias de Dilma 2”, uma alusão aos cem dias de mandato da presidente. Eles acenderam uma vela e posaram para fotos.

O bolo acabou virando atração entre a bancada oposicionista. Mendonça Filho disse que a ideia de comprar o “presente” foi dele e do líder do PPS. O custo teria sido de cerca de R$ 200.

Questionado se iria distribuir aos colegas fatias do bolo, Mendonça Filho disse que não. “Esse bolo é amargo, ruim, tem gosto de inflação, de um governo que fracassou. A bancada da oposição não tem nada com esse sabor”, disse.

Em discurso na bancada, Mendonça Filho fez uma avaliação negativa do governo. “O Brasil está triste, muito triste. A população está revoltada. Já foi às ruas uma vez, no dia 15 de março, e está pronta para repetir a dose no próximo dia 12”, disse. Ele criticou a escalada da inflação e os cortes em programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Avaliação parcial
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, disse que uma avaliação parcial de qualquer governo pode terminar sendo equivocada e só deveria ser feita ao final do segundo mandato da presidente Dilma. Como exemplo, ele disse que considera o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso pior que o primeiro, e o segundo de Lula melhor que o primeiro.

“Agora, como percepção, está havendo pouca ação do governo porque ele ainda não comunicou o que quer fazer e, por isso, temos uma crise política”, disse Cunha.

Para o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), a oposição demonstrou que não conseguiu se conformar com o resultado das urnas. “São maus perdedores, não se conformam com o resultado e demonstram isso todo dia, até mesmo com piada de mau gosto”, disse.

Reportagem – Carol Siqueira e Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.