Economia

Cancelamento de refinarias provocou danos ambientais e demissões

25/03/2015 - 17:57  

As obras de preparação da área onde seria instalada a refinaria Premium I, na cidade de Bacabeira, no Maranhão, deixaram um passivo ambiental no município de Rosario, que faz limite com Bacabeira, onde a unidade de refino seria instalada.

As informações foram prestadas agora há pouco pela prefeita da cidade, Irlahi Linhares, que acompanhou a audiência pública que discutiu, na tarde desta quarta-feira, a paralisação da construção de duas refinarias da Petrobras - a outra ficaria no Ceará.

Irlahi foi convidada pela coordenadora da comissão externa que realizou o debate, deputada Eliziane Gama (PPS-MA), a falar sobre o impacto do cancelamento do investimento para a cidade.

Segundo ela, uma nascente de rio foi seriamente afetada pelas obras que estavam preparando o terreno da refinaria. Alem disso, dois povoados foram deslocados para abrigar a usina. "O que fica para Rosário? Só os impactos ambientais", disse a prefeita. "Era preciso vir aqui dizer isso para vocês."

Demissões
Pouco antes, o sindicalista Lourival Monteiro Júnior, do Sindipetro do Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá, disse à comissão que a paralisação dos investimentos levou à demissão de 10 mil pessoas que estavam lidando diretamente com a implantação da refinaria. Ele estima que a refinaria Premium I iria gerar 20 mil empregos diretos.

Pedido de informações
Antes da audiência pública, a comissão aprovou requerimento do relator, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), solicitando informações ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Entre os dados que o relator quer ter acesso estão:
- todos os estudos realizados pelo Ministe´rio referentes a`s Refinarias Premium I e Premium II;
- todas as avaliac¸o~es econo^micas realizadas pela Petrobras relativas às refinarias;
- as atas e notas taquigra´ficas das reunio~es do Conselho de Administrac¸a~o e da Diretoria Executiva da Petrobras, que trataram da avaliac¸a~o do nego´cio, da construc¸a~o e do cancelamento das Refinarias Premium I e Premium II;
- os contratos celebrados entre a Petrobras e empresas de projeto, consultoria e obras de engenharia referentes a`s refinarias, além das auditorias, se houver, relativas a esses contratos.

A audiência encerrou-se há pouco.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.