Economia

Começa audiência sobre cancelamento de refinarias da Petrobras no Nordeste

Ausência de dois diretores da Petrobras foi criticada pela presidente e pelo relator da comissão especial que fiscaliza o cancelamento das refinarias.

25/03/2015 - 15:17  

Começou há pouco a audiência pública da comissão externa da Câmara dos Deputados que investiga o cancelamento da construção de refinarias da Petrobras no Ceará e no Maranhão.

Nesta quarta-feira (25) o colegiado ouve o consultor legislativo da Câmara na área de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos Paulo César Ribeiro Lima e o representante do Sindipetro do Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá Lourival Monteiro Júnior.

Estava também prevista a participação de dois gestores da Petrobras, mas ambos - o diretor de Abastecimento da estatal, Jorge Celestino Ramos, e o diretor-geral da Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), Fábio Lopes de Azevedo - enviaram ofícios à comissão informando que não poderiam comparecer por compromissos assumidos anteriormente.

A comissão é presidida pela deputada Eliziane Gama (PPS-MA), que criticou a ausência dos representantes da estatal. "Não podemos admitir que eles mandem oficio sem uma justificativa cabível", disse.

A comissão deverá formular novo convite aos dois gestores. A deputada disse que se eles não comparecerem, poderá pedir a convocação de ambos na CPI da Petrobras, do qual também é membro.

O relator da comissão é o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que tambem criticou a Petrobras. Esta é a terceira audiência pública realizada pelo colegiado para discutir a questão.

Unidades
As refinarias seriam construídas nas cidades de Caucaia (CE) e Bacabeira (MA). Elas iriam produzir óleo diesel, gás de cozinha (GLP), nafta e querosene para aviação (QAV).

Desde 2006 a estatal analisava a implantação das duas unidades de refino. Na semana passada, o gerente-executivo de Programas de Investimento da área de Abastecimento da Petrobras, Wilson Guilherme Ramalho da Silva, afirmou em audiência na comissão que o cancelamento deveu-se à falta de atratividade econômica do empreendimento e à inexistencia de um parceiro para tocar os dois projetos juntos com a Petrobras.

A suspensão dos dois empreendimentos foi anunciada pela Petrobras em janeiro.

A audiência pública acontece no plenário 14.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.