Política e Administração Pública

27 convocados serão ouvidos por sub-relatores em audiências setoriais da CPI

24/03/2015 - 18:51  

Os sub-relatores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras vão ouvir os depoimentos de outros 27 convocados nesta terça-feira (24), em audiências setoriais do colegiado. A notícia provocou reclamações.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse que os depoimentos setoriais poderiam ser considerados nulos se as sessões não fossem presididas pelo presidente da CPI, deputado Hugo Motta (PMDB-PB). No entanto, Motta esclareceu que as oitivas serão presididas pelos vice-presidentes da comissão e não serão realizadas concomitantemente.

Entre os convocados, estão Venina Velosa da Fonseca, ex-gerente executiva da Diretoria de Abastecimento da Petrobras; Aron Gorentzvaig, ex-conselheiro e acionista da Petroquímica Triunfo; Augusto Mendonça, da empresa Toyo Setal; Renato Santos Rodrigues e Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, diretores da SeteBrasil; Nilo Vieira, presidente do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj); Mauro Cunha, ex-integrante do comitê de auditoria da Petrobras; Heyder de Moura Carvalho, ex-gerente de compras da Petrobras; e Jansen Pereira, ex-gerente-executivo do Comperj.

Fundos de pensão
Além deles, foram convocados os dirigentes dos fundos de pensão Petros (da Petrobras), Previ (do Banco do Brasil), Valia (da Vale do Rio Doce) e Funcef (da Caixa Econômica Federal) – fundos que investiram na empresa SeteBrasil.

Os depoimentos serão ouvidos pelos seguintes sub-relatores: Altineu Côrtes (PR-RJ), da sub-relatoria de superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias; Bruno Covas (PSDB-SP), da sub-relatoria de constituição de empresas com a finalidade de praticar atos ilícitos; Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), da sub-relatoria de superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda; e André Moura (PSC-SE), da sub-relatoria de irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

Por conta do grande número de depoentes, o relator da CPI, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), conseguiu a nomeação de um sub-relator auxiliar, o deputado Valmir Prascidelli (PT-SP).

Reportagem - Antônio Vital
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.