Frente ambientalista discute Código Florestal e a crise hídrica no Brasil
18/03/2015 - 08:05

A Frente Parlamentar Ambientalista, a Fundação SOS Mata Atlântica e demais ONGs ambientalistas promovem café da manhã hoje para apresentação do documentário “A Lei da Água - Novo Código Florestal”, produzido pelo cineasta Fernando Meirelles e com direção de André D’Elia. O evento ocorrerá a partir das 8h15, no auditório Freitas Nobres, da Câmara dos Deputados.
A frente tem como objetivo apoiar políticas públicas, programas e demais ações governamentais e não governamentais que promovam o desenvolvimento sustentável e está aberta a novas adesões.
O documentário, de 78 minutos, explica a relação entre o novo Código Florestal (Lei 12.651/12) e a crise hídrica brasileira.
A produção mostra o embate na Câmara dos Deputados, liderado pela Frente Parlamentar Ambientalista, contra as mudanças que flexibilizaram o Código Floresta (Lei 4.774/65) anterior, de 1965. A nova lei foi aprovada em 2012.
O filme reforça que a qualidade e a quantidade de água que temos disponível está diretamente relacionada à legislação ambiental, um conjunto de normas que define, entre outros pontos, quais áreas de uma propriedade rural devem ser mantidas com a vegetação nativa, cultivadas ou restauradas.
As opiniões diversas e os exemplos práticos reforçam o tema central do documentário: a relação delicada entre a preservação das florestas, a produção de alimentos e a saúde dos nossos recursos hídricos.
Com direção de André D’Elia, que também é o autor de “Belo Monte, o anúncio de uma guerra”, o documentário já assistido por 45 mil pessoas nos cinemas e mais de 3 milhões de pessoas na internet.
O evento será realizado às 8h15, no Auditório Freitas Nobre.
Da Redação - NA