Cidades e transportes

Ministro defende liberdade tarifária para companhias aéreas

12/03/2015 - 15:17  

O ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, disse nesta quinta-feira (12), em comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados, que houve redução de 48% no valor médio das passagens aéreas entre 2004 e 2014. Apesar disso, alguns parlamentares criticaram os valores ainda altos dos bilhetes, principalmente nas remarcações de data e naqueles comprados de última hora.

Mesmo reconhecendo que pode haver exageros, Padilha afirmou que o preço das passagens aéreas no Brasil é livre, ditado apenas pelas companhias aéreas, com base em custos e na demanda. O governo não pode intervir no valor cobrado dos passageiros. “A passagem vai subindo de preço à medida que se reduzem os assentos. Isso não tem jeito”, disse Padilha em resposta à deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).

Espaço entre assentos

Gustavo Lima - Câmara dos Deputados
Sessão do Congresso Nacional para a análise de nove vetos presidenciais. Dep. Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR)
Hauly: "As companhias nos tratam como sardinhas"

Já o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) reclamou do espaço entre os assentos das aeronaves. Segundo ele, as companhias tratam os passageiros “como sardinhas”. “Algumas delas tratam a gente como transporte urbano na hora do rush”, afirmou.

Padilha afirmou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabeleceu um regramento próprio para os assentos, que é fixado no interior de cada aeronave. Ele disse ainda que a preocupação com o conforto levou as companhias a criar uma “tarifa conforto”, em que o passageiro paga um pouco mais pelos assentos mais largos.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.