Cidades e transportes

Aeroporto de Salvador poderá ser concedido à iniciativa privada, diz ministro

12/03/2015 - 13:40  

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou há pouco, em comissão geral no Plenário da Câmara dos Deputados, que o Aeroporto Internacional de Salvador (BA) poderá entrar no programa de concessões para a iniciativa privada.

Assista ao vivo

A afirmação foi feita após questionamento do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), que reclamou da situação do terminal baiano. “Quem desembarca no aeroporto de Salvador, desembarca no passado. Precisamos de um aeroporto à altura do nosso turismo”, disse.

Segundo Aleluia, o governo não deveria mais colocar dinheiro público no terminal. Ele pediu que o modelo de concessão seja o mesmo adotado em Brasília.

O ministro se comprometeu a analisar a inclusão de Salvador na nova fase do programa de concessões que está em estudo no governo federal. Entre 2012 e 2013, o governo outorgou à iniciativa privada os terminais de Guarulhos, Cumbica e Viracopos (SP), Brasília, Tom Jobim (RJ) e Confins (MG).

Durante o debate, o deputado Paes Landim (PTB-PI) elogiou o Programa de Aviação Civil Regional, que está sendo implantado pela secretaria. Segundo ele, a Embraer será a “grande beneficiária da aviação regional do País”. Um dos aviões que poderão ser usados no programa é o Embraer E195, com capacidade de 108 a 124 assentos.

A comissão geral prossegue no Plenário da Câmara dos Deputados.

A população pode enviar perguntas e fazer comentários sobre as discussões pelo Disque-Câmara (0800 619 619) ou em sala de bate-papo do portal e-Democracia.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.